terça-feira, 22 de junho de 2010

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Animação da Leitura no 1º ciclo e JI

A professora bibliotecária Lúcia Ferrão visitou todas as turmas do 1º ciclo e deu início à actividade "As Histórias vão à Escola".
cartaz 1º ciclo

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Marcadores

Aproveitámos esta comemoração para oferecer aos alunos do 1º ciclo um marcador de livro, publicando os marcadores que venceram um concurso interno no ano transacto.

Para os interessados: clicar na imagem, imprimir, colorir e recortar.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Restaurante Sabores dos Livros

Esta actividade foi desenvolvida na Biblioteca Escolar da Escola Sede, com o objectivo de promover juntos dos novos alunos a leitura e os livros. Como em qualquer restaurante, existiam empregados de mesa, que foram representados por alunos de todas as turmas do 6º ano, que "serviram" aos colegas do 5º ano as ´"várias especialidades da casa".



Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Durante o mês do Outubro, a Biblioteca Escolar promoveu várias actividades alusivas a esta comemoração nas duas bibliotecas e em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
cartazMESBE2009

Ler + Para Vencer


Inaugurámos o ano lectivo com esta actividade, que consistiu na oferta de um livro a cada aluno do 1º e 5º anos. Aderimos, assim, à proposta do Plano Nacional de Leitura que forneceu os livros. Na Escola Sede, a oferta aconteceu na Biblioteca Escolar, numa aula de Língua Portuguesa, enquanto que nas E.B. 1 cada professor titular procedeu à respectiva entrega.
Esta iniciativa teve uma forte adesão dos alunos, que se mostraram entusiasmados por terem mais um livro para ler.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Actividades 2009/2010

No final deste ano lectivo, 2009/2010, pretendemos nas próximas mensagens fazer uma retrospectiva das actividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, quer na Escola Sede, quer nos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bibliotecas do Agrupamento

Biblioteca Escolar da E. B. 1 de Alfeizerão

Casa da Árvore (Cantinho da Leitura)
    
Esta Biblioteca foi integrada na Rede de Biblioteca Escolares em 2006. Está localizada em Alfeizerão, no edíficio da Junta de Freguesia, contíguo à E. B. 1 de Alfeizerão, resultando de uma parceria entre esta Junta, a Câmara Municipal de Alcobaça, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e o Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto.

     Desde 30 de Janeiro de 2008, data em que foi oficialmente inaugurada, oferece à população escolar do 1ºciclo e Jardim de Infância do Agrupamento fundo documental e actividades de promoção da leitura e de literacias. Parte desse fundo documental circula de forma itinerante nos estabelecimentos de ensino que não dispõem de biblioteca. 

Biblioteca Escolar da E. B. 2,3/S. de S. Martinho do Porto

                                                     
     Esta Biblioteca localiza-se na Escola Sede do Agrupamento e foi integrada na Rede de Bibliotecas Escolares no ano lectivo de 1996/ 1997.
    Para além de servir a Escola Sede, que tem alunos do 5º ao 12º anos, incluindo um Curso de CEF e um curso profissional para o Ensino Secundário, assim como ensino extra-escolar nocturno, proporciona serviço de Biblioteca em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento (sete E.B.1 e um Jardim de Infância).

terça-feira, 1 de junho de 2010

A "Arca de Noé" na Festa da Criança e do Ambiente

Em jeito de homenagem a todas as crianças do mundo que celebram a 1 de Junho o seu dia, inauguramos também hoje o nosso blogue  "coisas novas", precisamente com a notícia da abertura de mais uma Festa da Criança e do Ambiente, organizada pela Câmara Municipal de Alcobaça, a decorrer nas instalações do MercoAlcobaça, de 1 a 7 do corrente mês. À semelhança do ano transacto, o Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto está representado com um stand de actividades para os mais novos, intitulado "Arca de Noé".
A Biblioteca Escolar está presente neste stand, disponibilizando actividades relacionadas com a leitura, integradas num Jogo da Glória alusivo ao tema deste ano, que é a "Biodiversidade".  
Ficamos a aguardar a visita de pais, professores e amigos, de  preferência acompanhados das respectivas crianças, claro!!!