quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Letras e Cores Ideias e Autores da República

No âmbito das actividades de comemoração do centenário da República, a exposição "Letras e Cores Ideias e Autores da República" esteve patente na E.B. 2,3/ S de S. Martinho do Porto. Esta exposição foi cedida pela Biblioteca Municipal de Alcobaça, que gentilmente se disponibilizou para transportar os respectivos cartazes.

EXPOSIÇÃO NO POLIVALENTE2

Feira do Livro

cartaz1

Esta Feira está a ser visitada pelas turmas da E.B. 2,3/ S. de S. Martinho do Porto (ensino diurno e nocturno) e da E.B1 de S. Martinho do Porto e, ainda, por encarregados de educação destas escolas.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A 1ª República no Jardim de Infância

Os meninos e meninas do Jardim de Infância do Casal Pardo tiveram uma aula sobre a 1ª República.
Aprenderam que há cem anos ...
... deixou de haver reis e passou a haver Presidentes da República
... havia pessoas pobres e pessoas ricas
... essas pessoas vestiam-se e viviam de forma diferente
... surgiu uma nova bandeira e um hino nacional.

E brincaram. Com um bigode republicano, escolhido entre vários modelos, tiraram fotografias à la minute com fundo alusivo à Comemoração da República.

A educadora Ana Jorge e a professora bibliotecária Ana Paula organizaram esta sessão, que teve lugar no passado dia 21 de Outubro.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

Cartaz Concurso Nacional de Leitura 1011


Está a decorrer a 5ª edição deste concurso na E.B.2,3/ S. de S. Martinho do Porto, para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário.
Trata-se de uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, cuja coordenação interna está a cargo da Biblioteca Escolar e do Departamento de Línguas/ professores de L. Portuguesa.

A fase de escola culmina com  a realização das provas pelos alunos concorrentes, organizadas por ano de escolaridade, entre os dias 4 e 10 de Janeiro de 2011.

Os alunos apurados participarão, seguidamente, na fase distrital.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Bibliotecas cheias de fantasmas"


Terminada a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, deixamos aqui uma sugestão de leitura, que tem precisamente a ver com bibliotecas, livros, leitores e, mesmo, bibliófilos.

Aconselhamos a leitura do livro de Jacques Bonnet "Bibliotecas cheias de fantasmas", recém editado no nosso país pela editora Quetzal.Trata-se de um livro para quem gosta de livros ("Um livro de amor aos livros").

Transcrevemos este excerto:
"A biblioteca protege a hostilidade exterior, filtra os ruídos do mundo, atenua o frio que reina à volta, mas confere, igualmente, uma sensação de omnipotência. Porque a biblioteca faz recuar as pobres capacidades humanas: ela é um concentrado de tempo e de espaço. Reúne nas suas prateleiras todos os estratos do passado. Ali estão os séculos que nos precederam."

Este livro já está disponível na Biblioteca Escolar da escola sede de Agrupamento.