quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Horário e Equipa das Bibliotecas do Agrupamento

Horários:
BE Escola Sede - EB 2,3/S. de S. Martinho do Porto - todos os dias úteis das 8.30h às 17.30h

BE de Alfeizerão - Edifício da Junta de Freguesia de Alfeizerão - 3ª e 5ª feiras das 14.15h às 17.30h

BE da EB1 de S. Martinho do Porto - 5ª feira (9.30h às 12.30h); 6ª feira (9.30h às 13.30h; 14.45h às 17.00h).

Contato: bibesmp@hotmail.com

Equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento:
Profª Bibliotecária Ana Paula Príncipe Cardoso
Profª Lúcia Montenegro Ferrão
Profª Maria Conceição Vasconcelos
Assistente Operacional Joaquim Moura

Campanha de recolha de livros - Projeto de cooperação Portugal - R. P. de Moçambique

O Agrupamento de Escolas associou-se a esta inciativa que tem como objetivo apetrechar duas bibliotecas em Moçambique, uma municipal e outra escolar na região da cidade de Maputo (Biblioteca Municipal de Namaacha e Escola Secundária Francisco Mayanga).

A campanha de recolha de livros decorrerá até ao final do mês de Novembro e os interessados em contribuir poderão entregar o(s) livro(s) numa biblioteca escolar ou municipal dos concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Esta é uma iniciativa de várias entidades: Câmaras Municipais de Alcobaça e da Nazaré; Centro de Formação de Professores de Alcobaça e Nazaré; Externato Cooperativo da Benedita; Plano Nacional de Leitura; Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas; Rede de Bibliotecas Escolares. Os Agrupamentos de Escolas e demais estabelecimentos de ensino dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré associaram-se a esta iniciativa.

Deixamos, assim, o convite à comunidade escolar para participar nesta iniciativa.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2011


Está a decorrer no Agrupamento a comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2011, com atividades em todos estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
Os alunos do Jardim de Infância e de todas as turmas do 1º ciclo vão iniciar uma "Caça ao Tesouro", os do 2º ciclo têm andado a descobrir "Mistérios na Biblioteca", através de um Bibliopaper, e as turmas do 3º ciclo e ensino secundário têm vindo a visitar a Biblioteca Escolar, no âmbito da atividade "Uma turma, uma visita". Estas atividaders têm decorrido com a colaboração dos professores titulares de turma do 1º ciclo e de Português da escola sede.

Os cartazes desta comemoração, diferenciados para cada estabelecimento de ensino do Agrupamento, foram elaborados com base em chuvas de ideias realizadas no ano transato, alusivas à palavra "Biblioteca".

Nova Biblioteca Escolar

A instalação de uma nova Biblioteca Escolar no Agrupamento marcou o início de mais um ano lectivo.
A EB1 de S. Martinho do Porto conta com este novo espaço, ansiado à longa data pela comunidade escolar.
Esta realidade só foi possível graças à colaboração da Junta de Freguesia local, que disponibilizou um contentor, visto que o edifício escolar não dispõe de espaço suficiente para o efeito.
A nova Biblioteca, ainda que não integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, serve as seis turmas da Escola e a sua gestão é assegurada pela Equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento.

Boas LEITURAS e muitas AVENTURAS nesta nova ÁRVORE MÁGICA DOS LIVROS!