quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bibliotecas - "Questões do coração"

A propósito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, partilhamos o video que nos chegou pelas mãos da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, que apoia as bibliotecas escolares do concelho de Alcobaça, profª Ana Cabral:


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"Apanhados da Leitura"

Já está a funcionar um Clube de Leitura na Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto, denominado Apanhados da Leitura, aberto a todos os alunos. 
É assegurado por quatro docentes dos 2º e 3º ciclos, de Português e de História, em cinco sessões semanais:
- 2ª feira, 12:30/ 13.20;
- 2ª feira, 14:30/ 15:20;
- 3ª feira, 14:30/ 15:20;
- 5ª feira, 12:30/ 13.20;
- 6ª feira, 14:30/ 15:20. 

Neste momento, frequentam o Clube uma média de 20 alunos. As sessões têm decorrido ao ar livre ou no auditório da escola.

Os interessados em participar devem dirigir-se a um dos seguintes professores: Mª José Duarte; Margarida Moura, Elisabete Domingues e José Alemão. 
A Biblioteca Escolar também pode fornecer informações sobre o Clube, sendo parceira neste projeto, coordenado pela profª Maria José Duarte. 

Esta iniciativa tem como objetivo cativar leitores, diversificando experiências de leitura e fomentado competências leitoras. Pretende-se desenvolver atividades motivadoras e lúdicas que promovam quer a leitura individual e silenciosa, quer a leitura em pequenos grupos e em voz alta. 

Daremos notícias ao longo do ano letivo sobre as iniciativas deste Clube. 


domingo, 12 de outubro de 2014

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares no Agrupamento

Mais uma vez integramos a comemoração do MIBE, que decorre no presente mês de outubro.
Tal como é referido no sítio da Rede de Bibliotecas Escolares, pretende-se reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares, em todo o mundo, e consciencializar para o seu valos nas aprendizagens.
Esta iniciativa cabe à International Association of School Librarianship (IASL) , que anualmente propõe um tema aglutinador, sendo o deste ano o seguinte: A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução da RBE).
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu o dia 27 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.
Eis os cartazes da 3 Bibliotecas Escolares do Agrupamento, que têm como fundo elementos dos respetivos espaços: