terça-feira, 28 de abril de 2015

Educação para o Património - S. Martinho do Porto

A turma do 7ºA da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto realizou hoje uma visita a esta localidade, com o objetivo de conhecer o património edificado com valor histórico (maioritariamente de finais do séc. XIX e princípio do séc. XX). 
Esta visita realizou-se no âmbito da Oferta Complementar de Educação para o Património, lecionada pela diretora de turma, professora Ana Mafalda Nogueira, e contou com o apoio da professora bibliotecária Ana Paula Príncipe Cardoso.  

No cais de S. Martinho do Porto


A Biblioteca Escolar desta Escola dispõe de fundo documental diversificado sobre História Local, que está ao dispor dos utilizadores, destacando-se os seguintes títulos:






 


Projeto Há Ler e e-Ler

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Decorreu, no passado dia 22 de abril, a Fase Distrital do CNL, em Castanheira de Pêra, nas instalações da Biblioteca Municipal local, organizadora deste evento. 

Felicitamos a nossa aluna Ana Sofia Faustino, do 8ºB, que foi selecionada para a Prova Oral deste concurso, integrando um grupo de 5 alunos, apurados entre, aproximadamente, 100 concorrentes do 3º ciclo, todos do distrito de Leiria. 

A Ana Sofia é a concorrente do meio.
Em grande plano, à esq. 
Felicitamos, igualmente, as alunas da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto que representaram a escola: Mónica Ganhão, (7ºA), Margarida Madeira (7ºB), Cláudia Cordeiro (10ºA), Inês Siopa (10ºA) e Rosa Campaniço (10ºA). 

Agradecemos à organização do evento, a Biblioteca Municipal de Castanheira de Pêra, assim como à Câmara Municipal de Alcobaça, que disponibilizou o transporte dos alunos e professoras bibliotecárias do Agrupamento de Cister (EB de Pataias, EB D. Pedro I, EB Frei Estêvão Martins e ES D. Inês de Castro) e do Agrupamento de S. Martinho do Porto (EBS de S. Martinho do Porto).
Foto de grupo - alunos concorrentes e professoras bibliotecárias do concelho de Alcobaça





DIA MUNDIAL DO LIVRO 2015: Livros e Autores

Desde o passado dia 23, e até final do mês de abril, está também patente, na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento, uma mostra de livros denominada "Livros e Autores", com os objetivos primordiais de divulgar fundo documental existente na área da Literatura de acordo com a nacionalidade dos autores e, simultaneamente, motivar para a leitura das suas obras.





DIA MUNDIAL DO LIVRO 2015: Biblioteca Fantasma

No âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar associou-se à iniciativa "Biblioteca Fantasma", da Imaginauta, marca comum a um conjunto de projetos da qual faz parte o ex-aluno desta escola, Vítor Frazão, a quem agradecemos a divulgação da mesma.



“Com a Biblioteca Fantasma, a Imaginauta pretende levar a leitura, em especial a de literatura especulativa, a todos de forma fácil e gratuita. Uma simples imagem, espalhada por vários pontos, é a chave de acesso a uma colecção de ebooks tanto de autores consagrados como emergentes.

A Biblioteca Fantasma pode aparecer em qualquer lugar: bares, escolas, associações, transportes, bibliotecas e lojas, todos são sítios propícios à aparição. E ela não discrimina leitores, amantes do género ou não, experientes ou iniciados, há de certo uma história para cada um.

Aponta o telemóvel e atreve-te a descobrir!”

In Imaginauta, http://imaginauta.net/

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Homenagem a Mariano Gago


A Rede de Bibliotecas Escolares associou-se à homenagem a Mariano Gago, que faleceu no passado dia 17 de abril.

Figura proeminente no desenvolvimento da Ciência em Portugal (impulsionador do programa Ciência Viva), teve também larga experiência política enquanto ministro, nas últimas duas décadas.

terça-feira, 21 de abril de 2015

A vírgula

Para aprender a usar a vírgula, divulgamos um tutorial.

É da autoria do Scriptorium - Centro de Escrita Académica em Português.

Para conhecer esta entidade, clique AQUI.



terça-feira, 14 de abril de 2015

Saúde Oral

Publicamos os trabalhos dos alunos de três turmas do 1º ciclo, realizados no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares) e do II Concurso de Saúde Oral, "Ler faz-me sorrir, Escrever faz-me sonhar", promovido pela Equipa da Saúde Oral do ACeS OESTE NORTE - Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, de Caldas da Rainha.




Concurso "Ler faz-me sorrir, Escrever faz-me sonhar"

A turma do 2º ano da EB1 de S. Martinho do Porto ficou classificada em 1º lugar, entre 16 turmas participantes (três das quais do Agrupamento de S. Martinho do Porto),   no concurso "Ler faz-me sorrir, Escrever faz-me sonhar", ao qual concorreu com o poema "Abecedário dentário" e respetiva ilustração. 

Este concurso, que já vai na sua 2ª edição, sobre a temática da saúde Oral, é promovido pela equipa de Saúde Oral do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte, com a participação da Maçã de Alcobaça. O mesmo culminou com a comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral, a 20 de março, na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, onde se realizou a entrega de prémios.

A turma a declamar o poema vencedor 

Os alunos com a professora responsável, Cândida Filipe, já após a entrega de prémios


A notícia publicada no "Jornal das Caldas" de 25.03.2015

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Avaliação da Biblioteca Escolar 2014/ 2015

Exposição fotográfica Polar

Está patente no átrio da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto a exposição de fotografia POLAR - Nos Limites da Ciência: a investigação portuguesa no Ártico e na Antártica, de 7 a 17 de abril. A exposição foi produzida pela Instituto de Educação e Cidadania e a sua exibição insere-se no projeto Ano da Ciência 2014/ 2015. 






segunda-feira, 6 de abril de 2015

SEMANA DA LEITURA - exposição Novas Textualidades em Língua Portuguesa

Integrada na Semana da Leitura, esteve patente nos dia 18, 19 e 20 março, no átrio da Biblioteca Escolar, a exposição bilingue Novas Textualidades da Língua Portuguesa, produzida pelo Instituto Camões. Divulgamos alguns dos posteres expostos. 




SEMANA DA LEITURA - exposição O Sono

Nesta exposição, integrada na Semana da Leitura, estiveram expostos os trabalhos plásticos de alunos do 9ºC sobre a temática do sono, realizados nas aulas de Educação Visual, sob coordenação da profª Gertrudes Cavaleiro. Os alunos recriaram obras de pintores famosos relacionadas com o sono ou o sonho, tendo por base o livro "Beaux Rêves", de Loïc Gall (editora Palette) e aplicaram essa recriação à planificação de uma capa de livro, incluindo textos em várias línguas. Estão de parabéns estes artistas!

















Livro que inspirou este trabalho
Este trabalho está integrado no projeto Boa Noite, Sono!, iniciado no ano transato e agora alargado aos alunos do 9º ano. A exposição esteve patente no auditório da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto, onde se realizou também uma palestra sobre o tema, "Os Hábitos de Sono nos jovens", no dia 20 de março, proferida pelas Drª Ana Sofia Cabral e Drª Lucília Oliveira, ambas médicas psiquiátricas no Hospital da Universidade de Coimbra.



Esta palestra foi mais uma iniciativa do projeto Ano da Ciência 2014/ 2015, da Universidade de Coimbra, do qual o nosso Agrupamento é parceiro.
Agradecemos à organização deste projeto a colaboração prestada, às médicas palestrantes e, não podíamos esquecer, também aos artistas do 9ºC e respetiva professora, Gertrudes Cavaleiro.