quinta-feira, 14 de abril de 2016

20 anos RBE - Testemunhos escritos


Eis outra proposta da RBE no âmbito desta comemoração: 
(transcrito de http://www.rbe.mec.pt/np4/1756.html)


"Lançamos hoje nova iniciativa relacionada com a comemoração dos 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares.
As bibliotecas são locais privilegiados nas escolas, muitas vezes os mais bonitos e confortáveis, onde todos são acolhidos e bem-vindos. São espaços de liberdade, de tolerância, de inclusão, de reflexão, de inovação, de práticas diferentes.
Para os parceiros da comunidade, autarquias e outras instituições, as bibliotecas são frequentemente os interlocutores escolhidos para levar projetos por diante.
Para que a festa dos 20 anos da RBE faça sentido, todos os que participaram/ participam na construção desta rede são chamados a dar o seu testemunho, contando, por escrito, de que forma foram tocados pela sua biblioteca.
Assim, vimos sugerir que, em cada agrupamento/ escola se recolham testemunhos escritos junto de alunos, professores, assistentes operacionais, direção, pais, autarquia, Biblioteca Municipal/ SABE e outros elementos da comunidade.
Os professores bibliotecários promoverão esta recolha através de um formulário que deverá ser preenchido até 16 de maio.
Alguns desses testemunhos serão publicados no sítio web dos 20 anos RBE e poderão ser utilizados em materiais promocionais."

2 comentários:

  1. em Psicologia pela Universidade Lusíada do...
    Lenda de São Martinho
    ORIGINAIS - LENDA

    ESCRITO POR FERNANDO CARDOSO

    No dia 11 de Novembro, comemora-se o Dia de São Martinho, nomeadamente com castanhas assadas, vinho e água-pé. O provérbio é esclarecedor: “Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho”. Porém, nem todas as pessoas conhecem a Lenda de São Martinho que, como todas as lendas, é uma narrativa breve que se transmite de geração em geração, tem na base algo de real e localiza-se no tempo e no espaço. As lendas são, com efeito, uma simbiose entre o real e o sobrenatural. E na classificação tripartida das lendas, a Lenda de São Martinho é considerada por hagiográfica por respeitar a Santos.

    Ora reza a lenda que num dia extremamente gélido e de enorme tempestade, ia São Martinho, valoroso soldado romano, no seu cavalo, no ano de 338, às portas de Amiens (França) quando viu um mendigo cheio de frio e quase nu. Então, São Martinho, sem hesitar, agarrou na espada, cortou a sua capa (clâmide) ao meio e deu uma das partes ao mendigo para se agasalhar. E, no mesmo instante, a tempestade parou e um sol radioso inundou a terra de luz e calor.

    Mais diz a lenda que Deus, para que não se apague na memória dos homens a bondade praticada pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias a chuva e o frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol: o chamado “verão de São Martinho”.
    Autor do texto: FERNANDO CARDOSO
    www.escritorfernandocardoso.com

    ResponderEliminar
  2. Agradecemos o seu contributo, relembrando a Lenda de S. MArtinho do Porto.
    OS nossos melhor cumprimentos
    Ana Paula Príncipe Cardoso, professora Bibliotecária

    ResponderEliminar