sexta-feira, 12 de abril de 2013

Semana da Leitura 2013 - Cartaz do Agrupamento

Divulgamos cartaz da Semana da Leitura do nosso Agrupamento:


Explicitamos algumas da atividades:


- 1, 2, 3, 4 ... minutos a ler: propôs-se que a comunidade escolar parasse as suas atividades para ler um livro à escolha de cada um, silenciosamente, durante 5 minutos, em todos os espaços das escolas de todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, nos seguintes horários: 8 de abril, 2ª feira, pelas 9.45 h; 12 de abril, 6ª feira, pelas 17.10h.
Esta atividade foi comum a todos os estabelecimentos de ensino do concelho e Biblioteca Municipal de Alcobaça, tendo sido convidados para participar as duas Associações de Pais e Encarregados de Educação e as Juntas de Freguesia, da área de influência do Agrupamento. 

Ler e Ouvir o Mar: leituras pelos alunos ou encarregados de educação, inter-turmas ou junto de públicos específicos; esta atividade envolveu todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento. Foram  também convidados a participar nesta atividade, em contexto de sala de aula, os encarregados de educação. A preparação das turmas esteve a cargo das professoras de Português e de Educação Especial, dos professores titulares de turma do 1º ciclo e educadora de infância. 

-Concurso de Escrita O MAR (interno ao Agrupamento, ver em: http://bibliotecasmp.blogspot.pt/2013/04/semana-da-leitura-concurso-de-leitura-o.html)

- Exposições, na escola sede: Livros Fantásticos; Sabor a Sal

- Distribuição de Poemas alusivos ao mar, em locais públicos das localidades doas alunos da escola sede.

- Gincana O Mar também se lê - para os alunos do 1º ciclo do agrupamento.

- Atividades de escrita criativa, propostas pela Biblioteca Escolar, que contou com a adesão de alguns professores de Português e de titulares de turma do 1º ciclo.

- Encontro das turmas do 1º e 2º anos da EB1 de S. M. do Porto com a escritora Rita Campos, a convite da Fundação Manuel Francisco Clérigo, nas respetivas instalações. 

Foram parceiros desta efeméride várias entidades externas, nomeadamente: 
Fundação Manuel Francisco Clérigo: IPSS local, que comemorou também a Semana da Leitura nesta altura; 
Centro Social e Paroquial de Alfeizerão
Centro Pastoral José Nazário do Casal Pardo. 

Foram, ainda, parceiros neste evento vários Departamentos Curriculares do Agrupamento (Línguas/ grupo de Português; Matemática e Ciências Experimentais; 1º ciclo e Pré-escolar; professores do Departamento de Expressões, Luís Rodrigues, Gertrudes Cavaleiro e Conceição Simões); professoras da  Educação Especial.  Também os encarregados de educação do Agrupamento foram convidados para participar em algumas atividades. 

Sem comentários:

Enviar um comentário