terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O Carnaval e o imaginário tradicional português

Nas últimas mensagens aqui publicadas, divulgámos fotos dos desfiles e festas de Carnaval que ocorreram no nosso Agrupamento. 

A fonte de inspiração para as máscaras deste ano foi o livro Bestiário Tradicional Português, com texto e pesquisa da autoria de Nuno Matos Valente e ilustrado por Natacha Costa Pereira.

Aproveitamos, pois, para também partilhar alguns excertos desta obra, que correspondem à descrição das criaturas fantásticas representadas pelos nossos alunos e professores nas suas fantasias de Carnaval.



Homem do Saco (Velho do Saco, Velho das Botas, Velho das Unhas, Velho do Cobertor)

"Vagueando de terra em terra, O Homem do Saco vai colecionando crianças por onde passa."


Bruxas Lavadeiras

"As Lavadeiras são bruxas que podem ser vistas à noite junto de lagos e rios onde, habitualmente, lavam roupa nas pedras das margens. Identificam-se facilmente pelo som que produzem ao percutir as roupas molhadas nas pedras das margens. Vestem de branco (...)"






Velha da Égua Branca 

"A Velha da Égua Branca aparece montada na sua égua durante as noites de lua cheia ou de muito luar. Na cabeça traz um toucado branco com muitas fitas encarnadas que fazem lembrar relâmpagos. na mão esquerda empunha uma enorme faca. (...)"







Borborinho (Balborinho, Barborinho, Rosemunho, Esponjinho, Remoinhos)

"Os Borborinhos são uma espécie de meio de transporte em que se deslocam criaturas fantásticas. Para além disso, despenteiam, o que é sempre chato."










Maria Gancha (Maria Enganxa) 

"Quando uma criança se abeira do poço, a Maria Gancha lança-lhe os ganchos ao pescoço, arrastando-a consigo para o fundo." 















Bicho Cidrão (Bicho do Cidrão)

"O Bicho Cidrão é uma criatura que assombra uma montanha na ilha da Madeira. Trata-se da união das almas penadas de um pastor e do seu cão. (...)"












Aventesmas (Abantesmas) 

"Têm o aspeto de pessoas muito altas, vestidas com batinas ou camisas até aos pés. Quanto mais se olha para uma Aventesma, mais ela cresce. (...)"














Almajonas (Almazonas, Alamoas)

As Almajonas são criaturas que parecem mulheres muito altas. Habitualmente carregam os seus filhos às costas. (...)"












Trasgos (Duende)

"Os Trasgos são criaturas comuns, mas nem por isso são bem conhecidas. De pequena estatura e espírito travesso, são, em muitos aspetos, semelhantes aos seres humanos. Vivem dentro das casas das pessoas e é principalmente de noite, quando todos estão a dormir, que se dedicam às suas travessuras: (...)"









Fradinho da Mão Furada

"Os Fradinhos da Mão Furada são tão travessos como os outros Trasgos, mas é mais frequente que concedam favores e benefícios aos habitantes humanos das casas onde vivem. Vestem-se com uma espécie de hábito e usam gorro vermelho. Distinguem-se bem pelo buraco que têm na palma das mãos. (...)"






Moiras Encantadas

"As Moiras Encantadas são, por vezes, confundidas com Princesas Mouras de outras lendas."

"Podem ter a a forma de mulher ou aparentarem uma mistura de mulher com animal, como por exemplo, uma cobra.
Gostam muito de cantar enquanto penteiam os seus longos cabelos (...). Também é frequente verem-se Moiras Encantadas transportando grandes pedregulhos à cabeça com que irão erguer antas, castelos, castelos e outras construções. (...)"


Sem comentários:

Enviar um comentário