terça-feira, 12 de novembro de 2019

MIBE - Vamos imaginar o mundo - secundário

Ainda no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e do projeto Aprender com a Biblioteca Escolar, a Biblioteca Escolar em articulação com a professora de Filosofia e diretora da turma 10ºA, Conceição Vasconcelos, promoveram uma atividade inserida na vertente Vamos imaginar o mundo, no dia 24 de outubro.


A sessão foi inicialmente dinamizada por três alunas do 12º ano, do Curso de Línguas e Humanidades, que apresentaram aos colegas o projeto É p'ra amanhã, da autoria de Francesco Rocca, Verónica Silva, Edgar Rodrigues, Pedro Serra, Teresa Carvalheira e Luís Costa. 

As alunas dinamizadoras Cristiana Pereira, Irina Santos e Érica Pedro tomaram conhecimento deste projeto numa sessão do Festival Books and Movies de Alcobaça, no dia 15 de outubro, quando tiveram a possibilidade de assistir com a sua turma à exibição do documentário É p'ra amanhã e de conversar com os respetivos realizadores/ produtores. 
Nesta aula de Filosofia apresentaram o projeto aos colegas, seguindo um guião cedido pelos autores do projeto. 

Foi altura de refletir sobre os desafios do mundo atual em termos de sustentabilidade e de encontrar caminhos possíveis para os problemas atuais. 
A professora bibliotecária, Ana Paula Príncipe, apresentou sucintamente os 17 Objetivos da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. 

Esta sessão foi pautada pela competência comunicativa das alunas do 12º ano que conseguiram envolver os colegas nas problemáticas abordadas. 

Por falta de tempo, não foi possível desenvolver a 2ª parte programada, que envolvia uma reflexão em grupo e coletiva sobre e ainda a divulgação de obras de ficção e de ensaios relacionadas com o tema. Esta 2ª parte será retomada quando possível.  



Mais informações do projeto É p'ra amanhã em: 

Sem comentários:

Enviar um comentário