quarta-feira, 20 de abril de 2022

10 Minutos a Ler - turma 11ºA

No dia 8 de abril, de manhã, a turma 11ºA do Curso Científico Humanístico de Línguas e Humanidades, desenvolveu uma atividade planeada pelo Conselho de Turma respetivo, a que deram o nome de "Ler + e mais ALÉM". Neste âmbito, participaram as disciplinas de História A, Português e Geografia A , respetivamente Isabel Coelho, Célia Arruda e Rosa Santos. Participou no circuito, também, a Diretora de Turma, Mafalda Nogueira. 


Folheto fornecido aos alunos:  




Relatório da atividade elaborado pela turma com orientação da professora de História A, Isabel Coelho: 

                "A nossa turma, no passado dia 8 de Abril participou na atividade “LER + e mais ALÉM” na Baía de São Martinho do Porto, acompanhados pelas professoras Mafalda Nogueira, Isabel Coelho e Rosa Santos. No momento da leitura silenciosa, apesar das condições atmosféricas adversas, nós continuámos com a atividade proposta e efetuámos a leitura de poemas de Luís Vaz de Camões e de livros, “Os Maias” de Eça de Queiroz, “Por ti, resistirei” de Júlio Magalhães, “O livro secreto da inteligência emocional” de André Cunha, “The man by the sea” de Jack Benton, entre outros.

            Seguidamente, fizemos uma caminhada com o objetivo de realizar uma “Tertúlia literária” na esplanada do Café “Boémia”, na Baía de São Martinho do Porto. Depois de nos organizarmos em pequenos grupos e na posse de vários jornais e revistas, selecionámos uma notícia para partilhar com os colegas. 

O grupo do William, Gustavo e Bernardo leram notícias sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, no “ Courrier Internacional” e notícias sobre futebol no “Record”. Na opinião deste grupo, a leitura foi interessante e cativou os alunos a ler mais. 

Quanto ao nosso grupo, constituído pela Eunice, Alexandra e Beatriz Cardoso, lemos também sobre a guerra mencionada, mas mais especificamente sobre o Património Cultural ucraniano que está a ser destruído. Achámos importante incutir hábitos de leitura num contexto diferente e descontraído. 

No que diz respeito ao grupo da Carolina, Cleópatra e Beatriz Gamureac, temos a dizer o seguinte: o jornal a que tivemos acesso “Alcoa” não nos despertou muito interesse,, no entanto a nossa colega de outro grupo, Beatriz Carreira partilhou connosco um artigo da “National Geographic” sobre a poluição na Indonésia; gostamos de ler em grupo porque partilhamos diferentes pontos de vista. 

Já o grupo constituído pela Maria, Tatiana e Lara, acharam que a experiência foi boa e o facto de não estarmos numa sala de aula tornou a atividade mais cativante e menos stressante.

Podemos concluir com esta atividade que o uso das novas tecnologias de comunicação e informação a par com a leitura tradicional em suporte de papel se conjugam e permitem soluções diferente de leitura. Sentimos alguma liberdade e bem-estar num ambiente muito aprazível e não temos qualquer dúvida de que se trata de uma atividade a repetir."

Fotos selecionadas pelos alunos:

10 Minutos a Ler junto à Baía de S. Martinho do Porto, na escadaria do Largo Francisco Ulrich


Tertúlia Literária do Café "Boémia", Baía de S. Martinho do Porto:



Grupo na praia de S. Martinho do Porto:

Ótima experiência, a repetir portanto!

Sem comentários:

Enviar um comentário