segunda-feira, 5 de junho de 2023

Corre atrás da Cabacinha- atividade da turma 1CEC

 Projeto DAC “Vamos descobrir Livros”, turma 1CEC (1º ano) da Escola Básica da Cela

Corre atrás da cabacinha ...

A exploração da obra “Corre Corre, Cabacinha” de Eva Mejuto e do ilustrador André Letria, foi realizada em várias sessões.

1ª sessão:

Leitura e exploração da obraCorre Corre Cabacinha”, em coadjuvação com a Professora Bibliotecária Paula Príncipe (no âmbito do projeto aLer+ Leituras a Oeste, na vertente "Ler e Aprender") e com a colaboração da Encarregada de Educação Alexandra Torres.

- A leitura e exploração da obra que foi realizada, paralelamente, em português (pela professora titular de turma) e em espanhol (pela Encarregada de Educação de uma aluna).

- Os alunos realizaram a aprendizagem de palavras em espanhol, nomeadamente as personagens e elementos que aparecem na história.

- Os alunos, a pares, utilizaram os Tablet da Biblioteca para escreverem palavras em português e em espanhol.

Leitura da obra "Corre corre, cabacinha" e "Corre corre, calabaza"
 a 2 vozes, pela profª titular de turma, Tânia Moura (à dta.) 
e pela encarregada de educação Alexandra Torres (à esq, venezuelana)


Escrita a pares em tablets de palavras em castelhano

Ajuda da D. Alexandra, encarregada de educação


Panorâmica da sala de aula

2ª; 3ª e 4ª sessão:

Planeamento (Professora Titular de Turma e Alunos da turma) das atividades a serem realizadas para a compreensão da obra “Corre Corre, cabacinha”

- Aprendizagem de canções sobre animais, tendo sido selecionada a canção “O cuco da Floresta”.

- Investigação, nos computadores pessoais, das características de alguns animais mencionados na história.

-  Modelagem em plasticina da personagem “Leão”.

Exploração de personagens

Modelagem em plasticina

5ª; 6ª e 7ª sessão

Tendo por base, a obra “Corre Corre Cabacinha” de Eva Mejuto, a professora Titular de Turma (Tânia Moura), criou um Jogo interdisciplinar (Português; Estudo do Meio; Música; Dança; Matemática – Pensamento Computacional), para ser jogado a pares, com recurso a robôs (Blue-Bot).

- O Jogo foi desenvolvido sob a orientação da Formadora Andrea Osório, no âmbito da formação “Ferramentas de Programação no Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico” e foi aplicado em sala de aula, em diferentes momentos.

Jogo interdiciplinar com recurso a robôs e com utilização de pistas escritas.



 Impactos relevantes apurados nesta atividade: 

O impacto deste projeto foi relevante, pois envolveu a turma e agradou bastante aos alunos. Possibilitou a interdisciplinaridade, a promoção das literacia da informação, da compreensão leitora (em 2 línguas), do pensamento computacional, da formação musical e, ainda, o treino de escrita em formato digital, com recurso a tablets e aos computadores pessoais portáteis; possibilitou, também, vários produtos de trabalho, em vários materiais e formatos, em contexto pós-leitura. Além disso, foi bem patente (e necessário) o espírito colaborativo entre os alunos e, mesmo, a sua participação no planeamento das 3ª, 4ª e 5ª sessões, conjuntamente com a professora titular.

Nota 1 - Esta atividade foi apresentada nas Jornadas de Boas Práticas do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, que decorreu em julho.    

Sem comentários:

Enviar um comentário