segunda-feira, 21 de março de 2022

Semana da Leitura em revista - Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto

 


A Semana da Leitura decorreu no Agrupamento, em todos os estabelecimentos de ensino, entre os dias 7 e 11 de março, com o lema proposto pelo Plano Nacional de Leitura "Ler Sempre. Ler em Qualquer Lugar". Também neste período teve lugar uma atividade desenvolvida pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça. 

BLACKOUT POETRY

Várias turmas realizaram este tipo de atividade nas disciplinas de Português ou de Inglês. 

Eis um exemplo de uma produção de Blackout Poetry da turma 9ºB, sob orientação da professora de Português, Sandra Susano. 

LEITURAS VIZINHAS

Verificou-se uma intensa troca de leituras entre turmas, em todos os ciclos de ensino, nas salas de aula ou em espaços exteriores. 

6ºC/ 5ºC


5ºA/ 6ºA


LEITURAS EM QUALQUER LUGAR

Nos blocos de aulas houve poemas em várias línguas espalhados no chão, selecionados pelas professoras de Línguas.





A turma 8ºB deslocou-se à praia de S. Martinho do Porto, onde foram lidos poemas selecionados pelos alunos sobre o mar, numa iniciativa da respetiva professora de Português, Susana Traquina. O entusiasmo parece evidente:

 
LER NA BIBLIOTECA
As turmas foram convidadas a deslocar-se à Biblioteca Escolar, durante a semana, para atividades de leitura. Foi possível concretizar estas  sessões nas turmas dos 2º e 3º ciclos e numa turma do 10º ano (375 alunos e 22 professores: todas as turmas do ensino básico à exceção do 7ºC e 8ºD; turma do 10ºB). 

Em cada uma das sessões foi reforçada a divulgação da iniciativa Miúdos a Votos, nomeadamente dos livros a votação em cada ciclo. 

Foi ainda promovido um desafio de leitura e de escrita criativa, a partir do livro-álbum "Miséria".


"Um hilariante compêndio de infortúnios que nos relembram a difícil arte de ser criança…", 
da americana Suzanne Heller, edição da bruáa

Os alunos e professores presentes foram convidados a produzir pequenos textos adaptados à sua realidade pessoal. 









LER EM REDE

Uma das iniciativas comuns da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, nesta Semana, foi a produção de um vídeo com leituras de alunos do Concelho, assim como de outras instituições e munícipes. 

O nosso Agrupamento participou com uma leitura realizada por um grupo de alunos do Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto. Ver aqui.

O vídeo com participação concelhia pode ser visionado aqui. A leitura dos nossos alunos está entre os minutos 12.33 e 17:07.


DIREITOS INALIENÁVEIS DO LEITOR

Os alunos das turmas 7ºC e 7ºD elencaram estes Direitos em aulas de Português, coordenados pela professora Susana Traquina. Eis o resultado: 



Sem comentários:

Enviar um comentário