segunda-feira, 21 de março de 2022

Semana da Leitura em revista - Escola Básica da Cela

 Nesta escola a Semana da Leitura foi também comemorada com várias atividades. 

Todas as turmas assistiram, ao longo da Semana, a um encontro online com a escritora Luísa Ducla Soares, o músico Daniel Completo e o ilustrador Nuno Completo, denominado: "A Seis Mãos - Poesia, Música e ilustração ao vivo". Os livros divulgados foram: "As Palavras também Brincam"; "O Baú das Lengalengas"; "Reis, Rainhas, Príncipe e Princesas". 


Junto dos alunos dos 3º e 4º anos, a equipa da Biblioteca Escolar fez ainda a divulgação do desafio MIÚDOS A VOTOS, com votação nacional a 23 de março. 


Divulgamos algumas das atividades desenvolvidas, nomeadamente pela turma do 1º ano 1CEC, coordenadas pela professora Sara Fortes.
 
ELABORAÇÃO DE MARCADORES DE LIVROS - com recurso à técnica Origami, contendo um campo lexical e ilustrações sobre a importância da leitura; alguns dos marcadores foram oferecidos às restantes turmas da escola. 




LEITURAS OU DRAMATIZAÇÕES EM VÍDEO- realizados em casa, sob supervisão dos encarregados de educação e, posteriormente, apresentados na sala de aula. 




LEITURAS INTERTURMAS - a pares ou em pequenos grupos a outras turmas da Escola. 

PARA MIM LER É.../ LEITURA - trabalho coletivo, através da técnica "palavra puxa palavra" e da construção de um  acróstico. (projeto DAC).






Os alunos foram aos pares à Biblioteca Escolas para processarem a computador a "Palavra Puxa Palavra" que elaboraram coletivamente na aula. 



No verso dos marcadores de Livros os alunos, em grupo, criaram um campo lexical com base na palavra LER.


PROGRAMA DA TURMA 4CEC

Nesta turma, para além das atividades que foram comuns a outras turmas (Encontro com autores e Miúdos a Votos), foram dinamizadas pela professora titular de turma Tânia Moura, com a colaboração de encarregados de educação/ famílias as seguintes iniciativas: 

15 MINUTOS DE LEITURA DIÁRIA

GRAVAÇÃO DE LETURAS EM FAMÍLIA - posterior visualização na escola

"A BIBLIOTECA É UMA CASA ONDE CABE TODA A GENTE..." - visita guiada à Biblioteca Municipal de Alcobaça. 

Sem comentários:

Enviar um comentário